.

09/01/2014 20:54

 

 

 

     O professor precisa não só conhecer o conteúdo do ano escolar para o qual leciona, mas também deve estar preparado para entender o aluno e os processos de aprendizagem. Nesse sentido, a Escola que busca qualidade deve mudar. Para isso, são necessárias as mudanças de algumas metas consideradas importantes em termos de avaliação.

    Em avaliação escolar a ambição de quantificar com rigor tem mobilizado esforços dos professores e tentativas de construção de instrumentos de medida que possibilitem a classificação dos saberes dos indivíduos tem se multiplicado. No entanto, o avanço das ciências sociais e humanas veio mostrar a fragilidade desses instrumentos, pois que se é verdade que tudo o que é existe numa certa quantidade que se pode medir, é verdade também que o que se passa no interior de cada um não pode ser medido por um observador exterior. Daí resulta o confronto entre os que, no desejo de tudo objetivar, defendem os métodos quantitativos e os outros que, preferindo olhar o indivíduo na situação e descrevê-lo a partir dos dados colhidos na observação directa, optam pelos métodos qualitativos.

    Quando escolhemos um caminho, um método de avaliação, adotamos algum modelo de avaliação. Os modelos de avaliação escolar são construídos a partir de teorias da educação que traduzem, portanto, diferentes concepções de homem, de sociedade, de educação, de processo ensino-aprendizagem, de trabalho pedagógico e de trabalho docente.

        O curso AVALIAÇÃO E INCLUSÃO: CRITÉRIOS AVALIATIVOS pretende proporcionar ao participante a análise de criterios avaliativos na avaliação do aluno, bem como discutir como promover a inclusão de forma justa e eficaz.

Programa:                                                                                                    

  • Passos no processo de avaliação

  • Os estabelecimento de critérios avaliativos
  • Avaliação e inclusão

 

Objetivos:

  • Definir os passos necessários ao processo de avaliação do aluno;
  • Estabelecer critérios para a avaliação;
  • Reconhecer maneiras de promover a inclusão realizando uma avaliação justa e adaptada.

    Ao matricular-se no curso o aluno recebe uma senha para entrar na plataforma de ensino e acessar o seu material.

    Junto com cada curso são envidas as instruções sobre como estudar à distância e um e-mail para tirar dúvidas. O aluno também pode falar diretamente com o seu tutor (on-line) através do chat. 

    A apostila do curso fica disponível para que o aluno arquivar e/ou imprimir.

    Ao final, o Certificado de Conclusão  será enviado pelo correio, sem custo adicional.