Como aprender outro idioma pela internet

26/07/2013 16:53
O canal Papo Feminino, do portal Uol, veiculou a matéria sobre como estudar por cursos online. Uma das entrevistadas foi a professora Luciana Martins Maia, gestora do IDCP.
Confira a notícia no link:
 
O canal é ligado às revistas Malu e Guia da TV.
 
  • Como aprender outro idioma pela internet

    Especialistas dão dicas de disciplina e sugerem alternativas para auxiliar no aprendizado de uma nova língua

    Texto: Lívia Neves

Os cursos on-line podem parecer mais práticos e rápidos por oferecem o benefício de estudar em casa, mas não é bem assim que funciona. Para fazer dar certo e aprender outro idioma pela internet, é preciso força de vontade, disciplina, disponibilidade e empenho. A pedagoga Cristiane Ferreira recomenda ao aluno estabelecer uma rotina, distribuindo as horas de estudos durante a semana sem sobrecarregar um dia só.

Se prepare para o curso

A psicopedagoga Ester Chapiro lembra que é necessário possuir os recursos tecnológicos exigidos pelo curso, como computadores, webcam, microfone e softwares atualizados. Antes de se inscrever para as aulas, “faça um pesquisa prévia sobre a instituição: há quanto tempo está no mercado, se há reclamações de consumidores e se os antigos alunos estão satisfeitos”, recomenda Cristine.

Antes de aderir, tente fazer um teste gratuito de um mês para conhecer o método do curso. Veja se na sua agenda tem espaço para estudar pelo menos uma hora por dia e coloque no papel o seu tempo disponível para se dedicar às tarefas. “Muitas vezes, quem não se organiza acaba se atrapalhando e não consegue terminar o curso”, afirma a pedagoga Luciana Martins.

 

Mulher estudando pelo computador

Foto: Thinkstock e Getty Images

Comece com vontade

Disciplina e gestão são  imprescindíveis para a conclusão do curso. “O aluno é o agente de construção do seu conhecimento e, como está no centro do processo, é o maior responsável pela aquisição de novos aprendizados”, explica Ester. Além disso, a empolgação também conta muito, pois o aluno deve estar envolvido e atraído por aprender outra língua. Aqui vão algumas dicas para melhorar o rendimento:

- Nos momentos de estudo, concentre-se!

- Evite realizar outras atividades ao mesmo tempo.

- Não deixe que as tarefas se acumulem para o final.

- Deixe de lado a televisão, o celular e o rádio.

- Não acesse outros sites.

Busque alternativas 

Já pensou em marcar um chat on-line com os colegar de classe? Isso pode ajudar na hora de aprender, tanto para pesquisar pronúncia de palavras quanto para aguçar o ouvido. “Conversar diretamente com um professor por meio de programas virtuais, assistir seriados ou filmes sem legenda e ler os jornais em outro idioma“, pode ajudar. Luciana também lembra que os jogos e as músicas são os meios mais comuns e mais fáceis para treinar a fala e a audição.

 

 

Consultoria

Cristine Ferreira, pedagoga/www.cristianeferreira.com.br

Ester Chapiro, psicopedagoga/www.centraldeprofessores.com.br

Luciana Martins, pedagoga/www.idcpro.com.br/