.

09/01/2014 12:33

  

 

 

            O mundo é uma totalidade e, por isso, o ensino é global. Mas, mesmo sendo assim de tão grande e complexa unidade, o conhecimento de mundo é feito por partes. Essa idéia de que a fragmentação facilitaria a compreensão do conhecimento científico orientou a elaboração de currículos básicos durante algum tempo e, com eles, certo número de disciplinas foi considerado indispensável à construção do saber escolar. Tal simplificação, por outro lado, dificultou a compreensão de fenômenos mais complexos como, por exemplo: qual seria a atividade escolar ligada à interação com a língua materna que deveria ter destaque na sala de aula no desenvolvimento das atividades que lhe são peculiares? Assim, neste contexto, um outro elemento que se agrega à referida reflexão é: Qual a melhor forma para que se processe a alfabetização e os demais níveis de ensino? E ainda, apesar de todas as iniciativas empreendidas em seu favor, apresenta-se a consciência de que alguns desafios são prementes, como o de capacitar os futuros professores e  conscientizá-los a respeito de novos paradigmas com os quais terão que lidar para adaptarem seu exercício às concepções de educação e de pedagogia requeridas sócio-historicamente pelos contextos e circunstâncias atuais.

            O curso  O TRABALHO INTERDISCIPLINAR E O ENSINO GLOBALIZADO tem como proposta abordar a questão do trabalho interdisciplinar e do ensino globalizado e refletir sobre suas implicações pedagógicas. Também pretende tratar da alfabetização por projetos, em contraposição a uma alfabetização engessada nos conteúdos programáticos e na ordem em que os mesmos encontravam-se dispostos na grade curricular.

Programa:                                                                                          

  • O trabalho interdisciplinar e o ensino globalizado

        - O papel da leitura na perspectiva interdisciplinar

        - Interdisciplinaridade X Transdisciplinaridade

         - Alfabetização a partir de projetos

Objetivos:

  • Definir interdisciplinaridade.
  • Identificar o papel da leitura na perspectiva interdisciplinar
  • Refletir sobre as implicações pedagógicas do trabalho interdisciplinar
  • Diferenciar ensino interdisciplinar e ensino transdisciplinar.
  • Analisar a alfabetização por projetos

    Ao matricular-se no curso o aluno recebe uma senha para entrar na plataforma de ensino e acessar o seu material.

    Junto com cada curso são envidas as instruções sobre como estudar à distância e um e-mail para tirar dúvidas. O aluno também pode falar diretamente com o seu tutor (on-line) através do chat. 

    A apostila do curso fica disponível para que o aluno arquivar e/ou imprimir.

    Ao final, o Certificado de Conclusão  será enviado pelo correio, sem custo adicional.