.

02/07/2013 11:21

 

 

            Inúmeros são os desafios que o professor do ensino fundamental enfrenta no seu dia-a-dia. O processo de escolarização, nos mais diversos níveis, ocorre no contexto das diferenças individuais. Buscar um desenvolvimento ótimo de cada uma das crianças em um grupo, grande ou pequeno, é uma tarefa que demanda um bom domínio de procedimentos de ensino-aprendizagem, a fim de atenderem crianças de uma mesma faixa etária, mas muito diferentes entre si no que diz respeito ao seu crescimento físico e ao desenvolvimento de suas habilidades de comunicação e expressão, cognitivas, sociais e motoras.

            Em muitas escolas encontramos vários alunos com problemas de atenção, coordenação motora, esquema corporal e agressão. Neste curso levantaremos questões relativas ao desenvolvimento motor da criança, seus movimentos, equilíbrio e coordenação motora, buscando procedimentos de ensino que garantam uma melhoria no desempenho dos alunos. também será focalizada a aquisição de habilidades motoras grossas e finas no contexto do Ensino Fundamental.

            Inicialmente é apresentado um breve histórico e uma revisão da literatura sobre o desenvolvimento motor e sua relação com as demais facetas do desenvolvimento humano. Porém. o foco será o desenvolvimento que ocorre dos zero aos seis anos e dos sete aos onze anos: período dos mais importantes para a aquisição da leitura e escrita e que corresponde aos primeiros anos de escolarização. Os anos iniciais na escola terão implicações marcantes nos anos subseqüentes de vida do ser humano. Atenção especial será dada à questão dos déficits na coordenação motora.

             O curso MOVIMENTO, EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO MOTORA tem como finalidade analisar a questão do movimento e as ações de desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação motora como essenciais para o bom andamento do processo de aprendizagem.

 

Programa:                                                                                                       

  • O corpo e o desenvolvimento motor
  • O trabalho da psicomotricidade
  • O movimento
  • Equilíbrio e coordenação motora
  • Avaliação do desenvolvimento motor da criança.
  •   

    Objetivos:
  • Propor princípios na organização de condições específicas para o aprendizado de habilidades motoras grossas e finas.
  • Identificar formas de intervenção no processo de escolarização que atenda as diferenças individuais de comportamento motor;
  • Identificar os componentes motores que afetam o processo de alfabetização.
  • Desenvolver procedimentos para avaliação, acompanhamento e orientação docente referente ao desenvolvimento motor de crianças de educação infantil e ensino fundamental.

 

    Ao matricular-se no curso o aluno recebe uma senha para entrar na plataforma de ensino e acessar o seu material.

    Junto com cada curso são envidas as instruções sobre como estudar à distância e um e-mail para tirar dúvidas. O aluno também pode falar diretamente com o seu tutor (on-line) através do chat. 

    A apostila do curso fica disponível para que o aluno arquivar e/ou imprimir.

    Ao final, o Certificado de Conclusão  será enviado pelo correio, sem custo adicional.