.

18/07/2013 13:09


  

 

      A noção de número e suas extraordinárias generalizações estão intimamente ligadas à história da humanidade. E a própria vida está impregnada de matemática: grande parte das comparações que o homem formula, assim como gestos e atitudes cotidianas, aludem conscientemente ou não a juízos aritméticos e propriedades geométricas. Sem esquecer que a ciência, a indústria e o comércio nos colocam em permanente contato com o amplo mundo da matemática.

    As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais, etc.) são construídas pelas crianças a partir de experiências proporcionadas pelas interações com o meio, pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados.

    Vários tipos de brincadeiras e jogos que possam interessar às crianças representam um rico contexto de idéias matemáticas que podem ser evidenciadas pelo adulto por meio de perguntas, observação e formulação de propostas.

    Os jogos numéricos permitem que a criança utilize números e suas representações, estabeleça correspondência, etc. Ex: cartões, baralhos, dominós. E Existem outros que trabalham vários conceitos ao mesmo tempo. Cabe ao professor explorar ao máximo o uso de jogos no ensino dos conteúdos matemáticos a fim de proporcionar uma aprendizagem cada vez mais significativa e eficiente.

            O curso USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA tem como finalidade refletir sobre a importância e a contribuição do uso de jogos como auxiliar na aprendizagem de conteúdos matemáticos.

Programa:                                                                                     

  • A história da matemática
  • Educação matemática: tradição X construção
  • O papel da matemática na educação
  • A importância do jogo na aprendizagem de conceitos matemáticos

Objetivos:

  • Oferecer aos professores a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos e metodológicos para a melhoria de suas práticas docentes;
  • Refletir sobre o uso de jogos como contribuição para o ensino de noções matemáticas.
  • Relacionar práticas e jogos que podem ser utilizados para ensinar matemática.

    Ao matricular-se no curso o aluno recebe uma senha para entrar na plataforma de ensino e acessar o seu material.

    Junto com cada curso são envidas as instruções sobre como estudar à distância e um e-mail para tirar dúvidas. O aluno também pode falar diretamente com o seu tutor (on-line) através do chat. 

    A apostila do curso fica disponível para que o aluno arquivar e/ou imprimir.

    Ao final, o Certificado de Conclusão  será enviado pelo correio, sem custo adicional.